cro

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

[Livro] Um Caso Tipicamente Inglês, de Elizabeth Edmondson

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: Um Caso Tipicamente Inglês
Série: A Very English Mystery #1
Autor(a): Elizabeth Edmondson
Editora: Edições Asa
Páginas: 368
Data de Publicação: 26 de Janeiro de 2016

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse:
Numa encantadora vila rural inglesa, o Castelo de Selchester definha. A II Guerra Mundial terminou há pouco, e nos imponentes salões restam apenas os ecos de glórias passadas. É um destino pouco apetecível para Hugo Hawksworth, oficial dos Serviços Secretos a quem é confiada a missão de organizar os arquivos do castelo. O jovem chega acompanhado pela irmã mais nova, Georgia, por quem é responsável desde a morte dos pais. Ambos antecipam uma estadia entediante e desconfortável. Estão enganados. A vida no campo é uma surpresa. Rodeados de aristocratas altivos e grandiosas mansões, empregados excêntricos e vizinhos indiscretos, os irmãos sentem que mergulharam noutra era. Mas rapidamente se deparam com segredos, intrigas familiares, uma ou outra traição e... o esqueleto do Conde de Selchester, cujo desaparecimento numa noite de tempestade permanecia envolto em mistério. A polícia encerra o caso sem grandes demoras. Hugo, no entanto, não se deixa convencer. Com a ajuda de Freya Wryton, a tentadora sobrinha do conde, lança-se numa investigação cujas sombrias implicações irão agitar todos os que o rodeiam.
Com a elegância de Downton Abbey e a astúcia de Agatha Christie, Um Caso Tipicamente Inglês é o primeiro volume da Série Selchester e marca o regresso à escrita de Elizabeth Edmondson, uma das escritoras mais queridas dos leitores portugueses.

Opinião:
Este livro custou um pouco a ler. A classificação final do livro é capaz de reflectir um pouco que não estava com muita cabeça para mistérios quando o li.

Um Caso Tipicamente Inglês é um mistério tipicamente inglês. Quero com isto dizer que me faz lembrar os mistérios da Agatha Christie e o cenário do livro está tão bem conseguido com as descrições da vila inglesa que por momentos nos perdemos no local onde realmente estamos.

A melhor parte do livro é mesmo o mistério, que está muito bem construído. É fácil ir acompanhando o que se passa e ir tirando conclusões que vão (ou não) sendo confirmadas à medida que Hugo Hawksworth descobre mais sobre cada um dos ocupantes do castelo e da vila de Selchester.

Apesar disso, devo admitir que o livro me aborreceu. Parecia que não avançava, mesmo tendo novas pistas de interesse para a história. Faltou interesse e entusiamo e a escrita não ajudou muito. As personagens também foram um pouco aborrecidas, sendo as melhores Freya e Georgia, a irmã de Hugo. Faltou um pouco de profundidade e, sei que me estou a repetir, mas queria mais entusiasmo, mais vivacidade.

Talvez com o segundo livro da série isso aconteça pois a sinopse parece ser bastante mais interessante. Quem sabe se não o irei ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todxs são bem-vindxs a contribuir para este blog, apenas pedimos que o façam de forma respeitosa e coordenada.