cro

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

[Read-along] Scarlet, de Marissa Meyer


Título Original: Scarlet
Título em Português: Scarlet
Série: The Lunar Chronicles #2
Autor(a): Marissa Meyer
Editora: Planeta
Páginas: 384
Data de Publicação:19 de Setembro de 2013

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse:
Cinder elabora um plano para fugir da prisão e, se for bem-sucedida, irá tornar-se a fugitiva mais procurada da Comunidade. Do outro lado do mundo, a avó de Scarlet Benoit desapareceu. Scarlet entra em pânico e, na sua busca, acaba por descobrir que existem muitas coisas sobre a avó que desconhece, assim como ignorava o grave perigo que correu toda a vida. Quando Scarlet encontra Wolf, um lutador de rua que poderá ter informações sobre o paradeiro da avó, sente-se relutante em confiar nele, mas ao mesmo tempo sente-se inexplicavelmente atraída. Scarlet e Wolf tentam desvendar o mistério do desaparecimento da avó, mas deparam-se com outro quando encontram Cinder. Além de todos os problemas em que estão mergulhados, ainda terão de antecipar os passos da maléfica rainha Levana, que fará qualquer coisa para que o belo príncipe Kai se torne seu marido, seu rei, seu prisioneiro.


Opinião:
Scarlet é o segundo volume das Crónicas Lunares, no qual acompanhamos Scarlet na sua busca pela avó desaparecida e onde conhece Wolf, um lutador de rua. Intercalado entre as aventuras de Scarlet e Wolf, vamos tendo acesso ao que se passa com Cinder - protagonista do livro anterior.

Juntamente com as caras já conhecidas de Cinder,juntam-se Scarlet e Wolf. 
Autoria: lostie815


Uma coisa que gostámos particularmente foi o retelling da história: estava bem construído, pegando nos pontos do conto de fadas e transformando-o de modo a adequar-se às Crónicas Lunares - como é fácil de entender, trata-se do Capuchinho Vermelho.

Enquanto que o Cinder é um livro com uma escrita mais simples e de YA, este toma um tom mais sério, com uma estória mais apelativa a um público mais velho. No Cinder tínhamos referido que as descrições dos espaços e o nosso conhecimento dos lunares era muito reduzido, já no Scarlet passamos a ter mais informações que se vão desenrolando ao longo do livro e que nos vão mostrando o porquê de certas personagens agirem de acordo com algo que, no geral, não tem a ver com elas próprias.

Vê-se claramente a continuidade das histórias individuais e da big picture, com a Cinder a conhecer novos intervenientes, como o Thorne, com o qual deu para rirmos um bocado. A Joana gostou particularmente da ironia e sarcasmo deste personagem masculino, que se revelou muito engraçado na relação dele com a Iko - e o seu novo “corpo” - um dos aspectos que a Carla achou mais fofo e hilariante do livro.

Vejam lá aquele sorriso sardónico do Capitão Throne! 
Autoria: lostie815


Apesar de gostarmos do livro e acharmos que manteu a qualidade do anterior, a Carla não sentiu tão próxima às personagens principais, a Scarlet e o Wolf, como tinha sentido com a Cinder e o Kai. Já a Joana conseguiu relacionar-se melhor com os protagonistas, apesar de gostar bastante de seguir a história da Cinder em paralelo.

Sobre os lunares não há muito mais a dizer: os seus poderes têm uma grande extensão, conseguindo manipular a mente humana, como já sabíamos do Cinder; a procura da princesa Selene por parte dos lunares continua, apesar da humanidade (tirando algumas pessoas) pensar que ela está morta; o exército que já suspeitávamos que existisse no livro anterior neste faz uma apresentação, com seres híbridos e genéticamente modificados.

Decidimos manter a mesma classificação que demos ao anterior pois, como referimos, a sua qualidade não diminui e continuamos a ter interesse em seguir a saga, não sendo no entanto um livro que tenha sido excepcional. A sensação final que sentimos no final foi algo diferente entre nós, a Joana ficou algo que satisfeita enquanto a Carla sentiu que o Scarlet não teve o mesmo impacto que o Cinder, apesar de ser clara a evolução da maturidade da estória de um livro para o outro.


• Glitches (The Lunar Chronicles #0.5) (Carla)
• Cinder (The Lunar Chronicles #1) (Carla e Joana)
• Scarlet (The Lunar Chronicles #2) (Carla e Joana)

2 comentários:

  1. Boa tarde!!!
    Gostei tanto de ler a vossa opinião!|!!!
    Há muito que quero ler este livro e agora fiquei ainda com mais vontade.
    Beijocas e obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário. Dá-nos imenso prazer saber que gostam do que aqui fazemos e que as nossas críticas tem efeito nas escolhas de quem nos lê.

      "As Crónicas Lunares" está a ser uma série muito interessante e que tem uma coisa já a seu favor: continuidade e conseguir, com isso, manter o nível. Estávamos ambas receosas que o segundo não fosse tão bom (como é de costume: o segundo não conseguir manter a qualidade do primeiro), mas "Scarlet" foi uma leitura tão boa e interessante como o "Cinder". :D

      Beijinhos :)

      Eliminar

Todxs são bem-vindxs a contribuir para este blog, apenas pedimos que o façam de forma respeitosa e coordenada.