cro

quarta-feira, 15 de abril de 2015

[Livro] Emerald Green, de Kerstin Gier


Título Original: Smaragdgrün
Título em Inglês: Emerald Green
Título em Português: --
Série: Edelstein Trilogie, #3 (The Ruby Red Trilogy #3)
Autor(a): Kerstin Gier
Editora: Henry Holt and Co.
Páginas: 464
Data de Publicação: Outubro de 2013

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse
Gwen has a destiny to fulfill, but no one will tell her what it is.

She’s only recently learned that she is the Ruby, the final member of the time-traveling Circle of Twelve, and since then nothing has been going right. She suspects the founder of the Circle, Count Saint-German, is up to something nefarious, but nobody will believe her. And she’s just learned that her charming time-traveling partner, Gideon, has probably been using her all along.

This stunning conclusion picks up where Sapphire Blue left off, reaching new heights of intrigue and romance as Gwen finally uncovers the secrets of the time-traveling society and learns her fate.

Para começar, este livro é o terceiro de uma trilogia que começou por ser editada em português pela editora Contraponto, contudo o último destes livros já não foi editado em Portugal, tendo tido de recorrer a uma edição inglesa. Eu não fiz nenhuma crítica aos dois primeiros mas irei fazer um pequeno comentário (do que me lembro ainda das histórias) para enquadrar o terceiro livro.

Gwen é uma rapariga de 16 anos que tinha uma vida normal, com uma prima que estava a ser treinada para se viajante no tempo. O que ninguém sabia era que a mãe de Gwen tinha alterado a data de nascimento da sua filha para que os guardiões do Círculo não pensassem que Gwen poderia ser também uma viajante e assim a rapariga pudesse ter uma infância e adolescência o mais normal possível. Contudo, as duas primas tinham nascido no mesmo dia e, sem aviso, os poderes de Gwen levaram-na para o passado enquanto ela estava na sua escola. Cada um dos viajantes tinha uma pedra preciosa associada a si e a de Gwen era o Rubi.

O primeiro livro lida assim com a descoberta da jovem e a sua visão de como lidar com os seus novos poderes, com a ajuda incessante da sua melhor amiga Lesley e de Gideon, o diamante. Gideon, que sempre teve aulas com Charlotte sobre como agir em cada século, como dançar um minuete, entre outras coisas, começa a dar-se com Gwen e floresce entre eles um romance que a autora explora mais no segundo e terceiro livro.

Já no segundo livro, conhecemos mais personagens dos viajantes no tempo e ficamos a conhecer uma conspiração que teria levado Gideon a agir de uma maneira que magoa Gwen. Lesley continua a ajudar a amiga a perceber o que aconteceu para que dois dos viajantes, Lucy e Paul, tivessem fugido com o cronógrafo (objecto que permitia a viagem para o passado) e fossem perseguidos pelos outros elementos do círculo, entre eles um professor das três raparigas mencionadas anteriormente , Mr. Whittman.

Por fim, e agora a crítica relativa ao terceiro livro: Kerstin Gier mostra-nos os problemas amorosos de uma adolescente e como ela e a amiga Lesley lidam com eles, aos mesmo tempo que Nick e Caroline, irmão e irmã de Gwen, ajudam a desvendar os segredos das famílias De Villiers e Morose, as duas linhas dos viajantes no tempo. Cheio de pormenores e pequenas pistas que ajudam o leitor a acompanhar o ritmo das personagens, é um livro de fácil leitura, YA, que mostra os problemas que as famílias têm, com ou sem poderes, e leva-nos até vários períodos do passado, desde o século XVIII ao século XIX e XX. Madame Roussini, a costureira, ainda que com apenas pequenas aparições, foi das personagens que mais gostei pelo seu carinho às personagens principais e o seu toque francês que trouxe um pouco de humor.

Foi interessante ver a evolução das personagens através dos três livros, talvez com um ou outro cliché a mais, mas que se ultrapassa bem. O drama adolescente se calhar foi um pouco demasiado, até pela maneira como foi rapidamente resolvido.

Em conclusão, recomendo estes três livros a qualquer um que queira uma leitura leve e fácil, com um toque de humor e romance, com viagens pelo tempo (ainda que pouco desenvolvidas na minha perspectiva) e descoberta de mistérios que levam qualquer leitor a querer sempre mais.


4 comentários:

  1. Olá,
    Não conhecia o livro nem a autora mas fiquei curiosa.
    Fico chateada quando uma série é cancelada. Para nós, leitores, é muito desmotivante seguir uma série e depois quando falta apenas 1 ou 2 livros para acabar deixa de ser traduzido.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é verdade! ficamos tão tristes quando não acabam uma série :( além de que gostamos de ter tudo em português ou ter tudo em inglês - além de que fica melhor na estante :p

      Eliminar
  2. como conseguiu ler?quer dizer mesmo que tenha sido em ingles,compro em que local o livro?
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, comprei no Book Depository, aqui : http://www.bookdepository.com/Emerald-Green-Kerstin-Gier/9781250050816?a_aid=pepitamagica

      Nunca vi em nenhuma livraria portuguesa, mas pode sempre tentar encontrar :)

      Eliminar

Todxs são bem-vindxs a contribuir para este blog, apenas pedimos que o façam de forma respeitosa e coordenada.